Na manhã desta segunda-feira, 28, o vereador Bruno Vianna (PSL) reuniu a sua equipe de trabalho e alguns amigos para um mutirão de doação de sangue no Hemocentro Regional, anexo ao Hospital Ferreira Machado, em Campos. A Campanha Junho Vermelho acontece em todo o país e tem como objetivo incentivar a doação de sangue, principalmente com a grande baixa de doações em todo o Brasil desde o início da pandemia. Além da ação, o parlamentar se reuniu com o superintendente do HFM, Arthur Borges, e com o vice-presidente da Fundação Municipal de Saúde, Marcos Gonçalves, para ouvir as demandas da unidade hospitalar.
"Hoje tivemos um dia muito gratificante. Conseguimos um número considerável de doações. Toda a equipe do gabinete, lideranças e diversos outros amigos abraçaram a causa e compareceram na unidade, levando até outras pessoas. Infelizmenre, eu não pude doar sangue hoje por ter tido gripe na última semana. Os protolocos para doação devem ser seguidos para que possamos ajudar com segurança. Assim que possível, estarei retornando na unidade para contribuir. Devemos incentivar a doação não só durante a Campanha Junho Vermelho, mas todos os meses do ano. Lembrando que o HFM atende emergência vermelha de toda região, necessitando ter o estoque sempre reforçado. A nossa solidariedade pode salvar vidas" - enfatizou o vereador Bruno Vianna.
Como o parlamentar mais jovem da Câmara de Vereadores de Campos, Bruno tem diversos projetos voltados para juventude, sobretudo para incentivar a participação na política e em ações sociais.
Ruan Alves, de 25 anos, foi um dos jovens que esteve no Hemocentro junto com o vereador. Ruan já é doador, contribuindo com a unidade sempre que está no prazo de uma nova doação. Mas, nesta segunda-feira, o jovem teve a companhia da mãe, Eden da Silva Andrade, de 51 anos, que nunca havia doado sangue.
"Uma grande alegria ter participado dessa ação. Apesar de já ser doador há alguns anos, eu pude ver o quanto incentivar a solidariedade traz grandes benefícios. Além de vários amigos que vieram participar desse mutirão junto com o vereador Bruno Vianna, a minha mãe veio doar pela primeira vez. Ela sempre teve vontade, mas tinha receio. Com essa iniciativa do gabinete do Bruno, ela decidiu abraçar a ideia e está muito feliz com a decisão. Nós precisamos falar com as pessoas sobre a importância de se tornar um doador, de ajudar a salvar vidas. Quero parabenizar o Bruno por mais essa ação e por buscar sempre a união para fazer o bem" - destacou Ruan.
Para se tonar um doador, é necessário estar saudável, ter idade entre 16 e 60 anos, ou até 69 anos, caso já tenha doado antes dos 60 anos, ter acima de 50 quilos, e comparecer ao Hemocentro apresentando um documento original com foto.